Como calcular o ROI dos anúncios no Google?

Já falamos aqui no blog sobre a importância dos anúncios no Google e também escrevemos um artigo abordando 5 estratégias para atingir ainda mais público com eles. Mas, um questionamento ainda muito recorrente no meio é: através de quais indicadores consigo descobrir quanto de retorno estou tendo nos meus anúncios? Neste artigo, vamos te explicar como calcular o ROI e como isso pode te ajudar! Acompanhe:

 

 

1 – O que é ROI?

Primeiro, é claro, antes de iniciarmos as explicações sobre os cálculos de ROI, precisamos saber do que se trata o termo.

ROI é uma sigla em Inglês para “Return over Investment” ou, no bom português, Retorno sobre o Investimento.

No mundo do marketing, é através desse indicador que é possível mapearmos com mais clareza os detalhes do investimento, se a empresa está perdendo ou ganhando dinheiro com ele, além de prever estratégias para otimizar aqueles que estão gerando bons resultados, como também, identificar falhas e erros no processo.

Ah, é importante ressaltar que essa métrica pode ser utilizada para vários outros estilos de investimento, como aquisição de ferramentas para a empresa, treinamentos, eventos, entre outros. 

Mas afinal, porque o ROI é fundamental? Vamos a um exemplo prático:

Imagine que você possui uma loja de doces na sua cidade. Suas redes sociais começaram a bombar e, a partir disso, você tem a brilhante ideia de começar a impulsionar anúncios através delas. Você fez os anúncios utilizando também nossas 5 dicas sobre como atingir mais público e eles começaram a rodar na internet.

Passaram-se 20 dias, o prazo dos seus anúncios expiram e você decide refazer totalmente as postagens, alterando as imagens, textos e hashtags.

Por fim, ao utilizar o ROI você conseguirá responder às seguintes perguntas:

  • Qual dos anúncios trouxe mais resultado?
  • Quais os canais de comunicação mais poderosos para meu segmento?
  • Qual o público interessado em meus produtos/serviços?
  • Como está meu atendimento? Ele é suficiente?
  • Como estão minhas receitas?

Com essas direções fica muito mais claro, para você como empreendedor, entender como e quais estratégias podem elevar ainda mais seu núcleo e suas conversões.

Ótimo! Agora como consigo calcular o ROI?

Bom, agora que você já sabe o que é e para que serve o cálculo do ROI, nada mais simples do que aplicar a seguinte fórmula.

Como citado anteriormente, essa fórmula pode ser utilizada para outros cálculos de resultado do seu negócio, bem como também para ações de marketing específicas, além de outros projetos internos.

O resultado final do cálculo será em PORCENTAGEM.

Para facilitar ainda mais o entendimento da lógica por trás do cálculo, vamos estudar cada variável separadamente a seguir:

O que significa a RECEITA?

Receita nada mais é do que tudo aquilo que a empresa arrecadou através das vendas de seus produtos.

Mantenha-se atento a essa variável, a receita em questão está estritamente relacionada à campanha, o mês, os dias e/ou a ação em específico.

Ou seja, suponhamos que você utilizará uma das duas campanhas da loja de doces anterior. A campanha A refere-se aos primeiros 20 dias, bem como a campanha B, aos próximos 20 dias. (Neste caso, a nossa simulação durou apenas 20 dias.)

O que significa o CUSTO?

Neste caso, assim como uma empresa possui contas de água e luz, os investimentos em campanhas também. Ao juntar custos de impulsionamento, equipe, plataforma, despesas com internet e afins, você terá em suas mãos todo o gasto referente aquela campanha.

Da mesma forma que o ponto anterior, atente-se aos detalhes do cálculo.

Ok, tenho os números em mãos. Como eu analiso os resultados?

Vamos fazer uma simulação com nossa já conhecida loja de doces:

Campanha A

Custo: R$ 2.000,00

Receita: R$ 7.000,00

ROI = (Receita – Custo / Custo) x 100

ROI = (7000 – 2000/ 2000) x 100

ROI = 2,5 x 100

ROI = 250%

Campanha B

Custo: R$ 1.000,00

Receita: R$ 900,00

ROI = (Receita – Custo / Custo) x 100

ROI = (900 – 1000/ 1000) x 100

ROI = -0,1 x 100

ROI = -10%

Na Campanha A, tivemos um lucro de 250%, ou seja, a cada R$ 1,00 investido, recebemos R$ 2,50 de lucro.

Já na Campanha B, tivemos um prejuízo de 10%, o que significa que a cada R$ 1,00 investido, perdemos R$ 0,10 centavos.

O resultado foi bom ou ruim? Analise os gráficos! 

Essa resposta depende muito de como estamos analisando nossa campanha, vamos lá:

Suponhamos que você recebeu um ROI de 3%. E AGORA?! 

Quando falamos em observar o cenário, certifique-se de algumas coisas:

O cálculo de ROI não leva em consideração a sazonalidade nem a duração do investimento, ou seja, se o resultado de 3% é diário, você está em uma posição de abrir uma champagne! Caso contrário, se tal resultado for baseado em um período longo, como um ano por exemplo, é melhor desligar os freezers durante a madrugada para economizar energia. =)

Além do mais, a sazonalidade, ou seja, os picos de elevação podem mascarar os pontos negativos do anúncio, fazendo-o imaginar que o sucesso foi constante e não permitindo observar os detalhes para manutenção.

Aplicando os questionamentos que fizemos no primeiro tópico, é possível então traçar suas estratégias futuras. Vamos exemplificar:

  • Qual dos anúncios trouxe mais resultado?
    • De fato, a resposta é a Campanha A.
  • Como posso impulsionar a minha campanha?
    • Faça uma análise de todos os dias em que ela foi veiculada. Observe os horários e os dias mais frequentes, além dos termos mais procurados e utilize isso como palavras-chave de captura.

Além disso, aplique as dicas do Teste A/B que fizemos no último post. Elas te auxiliarão na hora de extrair o melhor de cada anúncio para formar um ainda mais forte e capaz de maiores resultados.

Diante disso, agora você já sabe o tamanho do impacto que isso pode gerar nos seus resultados e como o cálculo do ROI pode influenciar na sua tomada de decisões. Não esqueça também de que contratar profissionais especializados no assunto é de fato uma ferramenta e tanto na hora de anunciar com sucesso, afinal, o que queremos é o máximo de assertividade possível.

Autor: Matheus Tavares Jacques