Gestão de redes sociais: porque é tão importante para sua empresa

gestão de redes sociais

Vamos falar sobre gestão de redes sociais, hoje em dia, ter uma página não é mais um diferencial da sua empresa, isso é praticamente uma obrigação caso você queira atingir bons resultados.

Negócios que falam a língua do cliente e tem um atendimento mais próximo e humanizado esses sim, tem ganhado destaque em meio a uma lista de concorrentes extensa, as empresas começaram a entender o real valor que essas ferramentas têm e como podem atingir as pessoas com os seus serviços, marca ou produto.

Bom, sabendo disso, geralmente as empresas tentam entrar nesse mercado das redes sociais para não deixar a concorrência avançar, porém iniciam sem nenhum planejamento estratégico, e depois de alguns dias acabam deixando de fazer postagens relevantes para o seu público.

É por isso que a Triiboo decidiu escrever esse post hoje, para poder te ajudar com dicas extremamente relevantes sobre gestão de redes sociais.

Mas de fato o que é gestão de redes sociais

 

Fazer a gestão de redes sociais da sua empresa não é só ficar publicando ou repostando stories que marcam você no Instagram.

Gestão, é ter controle de todos os processos dentro das ferramentas, desde a etapa inicial com a pesquisa de público, ao planejamento final de postagens.

Mais do que tudo, é importante ter um planejamento estratégico para que você consiga bons resultados, geralmente não ter um, é o principal erro de todo empresário quando se trata de redes sociais.

Além disso é importante que você coloque alguém 100% focado nesse tipo de trabalho, ou que você faça a terceirização e contrate uma empresa especializada na gestão de redes sociais.

 

Realmente é importante fazer uma boa gestão de redes sociais?

Vou fazer aqui uma analogia bem simples, caso você tenha uma loja física, a tendência é que seus produtos estejam sempre bem alinhados e organizados em prateleiras e vitrines certo?

Nas redes sociais é a mesma coisa, é importante você manter tudo 100% organizado e também atualizado para passar uma boa impressão da sua empresa.

As redes sociais vão se tornar a vitrine do seu negócio no meio digital, logo, mantenha tudo ok, para que o público te entenda como uma referência no mercado.

Além disso, é ali que você pode interagir com o seu público, logo, é uma forma de você mostrar a cara da empresa, a linguagem que você utiliza.

Caso seu público seja mais jovem, é interessante manter essa pegada, ficar atento a memes, por exemplo, é uma excelente sacada com esse tipo de público. Caso sua persona seja mais velha, talvez seja interessante algo mais formal.

Aproveite para gerar conteúdo 

Não inclua apenas postagens do seu produto em seu planejamento, é extremamente importante que você aproveite suas redes sociais para postar conteúdo relevante para o seu público.

É importante nesse caso, entender bem as reais necessidades do seu público, suas principais dores, para que você possa oferecer algum conteúdo valioso que vá ajudar.

Caso você tenha dúvida do que postar em relação a conteúdos, faça enquetes, pergunte para o público o que eles querem ver nas suas redes sociais, tenho certeza que isso vai ajudar muito.

Costumamos dizer que os stories são os bastidores e o feed é onde o show acontece, sendo o palco principal.

Logo, use e abuse dos seus stories para postar conteúdos mais curtos, e talvez algumas coisas da sua vida, como do seu dia a dia ou da rotina da sua empresa e tudo mais.

No Feed, aproveite para colocar aquelas postagens com artes bem tratadas e textos mais relevantes para o público.

Lembre-se da lei da reciprocidade, quando você oferecer conteúdo gratuito para o seu cliente através das redes sociais ele vai ter a intenção de te retribuir um dia.

Em quais redes sociais minha empresa deve estar presente?

gestão de redes sociais

Para escolher onde sua empresa deve estar, é importante que você conheça bem seu público, por isso o planejamento inicial de gestão de redes sociais é extremamente importante.

Dê preferência no início para a ferramenta que seu público mais consome, caso seja um público mais jovem e moderno a tendência é que esteja no instagram, Twitter e youtube, por exemplo.

Caso seja um público mais velho e mais formal, eles provavelmente devem estar no Facebook ou no LinkedIn.

É importante você estar em todas essas citadas aqui, até para que você possa testar a ferramenta mais eficaz para o seu negócio, mas lembre-se, de preferência para aquela que você já sabe que seu público consome mais. 

Qual deve ser a frequência de postagens

Junto com seu planejamento inicial, é importante a elaboração de um calendário de postagens, para que você não perca o foco, no início pode ser difícil pensar em tantas postagens, em tanto conteúdo para publicar.

gestão de redes sociais

Depois que sua estratégia estiver bem alinhada, esse processo se torna extremamente natural e você vai perceber que é bem mais fácil do que imaginava gerar conteúdo.,

Porém, lembre-se, gestão de redes sociais exige tempo, por isso é importante 100% da sua dedicação para que seu projeto tenha sucesso.

Falando de uma forma mais específica, você não precisa ter postagens todos os dias, mas é importante manter sempre suas redes sociais atualizadas com algum conteúdo de valor.

Com o tempo, você vai entender qual os melhores dias e horários para realizar suas publicações.

Aliás, o horário também é uma das grandes dúvidas, qual o melhor horário para realizar uma postagem?

Essa pergunta não tem uma resposta específica, depende muito de cada segmento e de cada público, portanto o melhor horário da nossa empresa pode ser diferente da sua, por exemplo.

Nesse caso é importante você sempre analisar as métricas das suas redes sociais, as próprias ferramentas disponibilizam esses tipos de dados para que você consiga visualizar os melhores horários em que sua postagem performou.

A partir daí, você já tem um direcionamento muito melhor para realizar as suas postagens, o negócio é você fazer testes baseados no perfil do seu público, com horários diversificados e depois focar nos horários que teve mais resultado.

Gestão de redes sociais leva tempo, e é importante você estar inteiramente focado nesse plano estratégico para que ele realmente funcione.

Ficou com alguma dúvida?

Caso você tenha alguma dúvida a respeito deste post, ou em relação ao serviço de gestão redes sociais, entre em contato com a Triiboo, vai ser um prazer poder te atender.

Além de especialistas em gestão de redes sociais, podemos planejar tudo para você, enquanto sua preocupação vai ser só gerar conteúdo relevante para o público, vamos te dar todo direcionamento nesse processo também.