Google Ads ou Facebook Ads qual o melhor?

Não é novidade para ninguém que os anúncios da internet são algumas das principais ferramentas para alavancar os lucros das empresas. Mas, para quem está começando agora, é difícil definir qual a melhor opção, já que tanto o Google como o Facebook e Instagram aparentam trazer bons resultados.

Mas será que existe algum que é melhor, dependendo da estratégia? E os prós e contras de cada ferramenta? É isso que vamos descobrir a seguir.

Antes disso, o primeiro passo para escolher a melhor ferramenta de mídia paga é entender o seu público. Procure conhecer um pouco mais sobre os seus clientes, levante quais são seus hábitos de consumo, idade, classe social e hobbies, entre outras características que possam ser relevantes.

Outro ponto de atenção é a jornada de compra. Antes de fechar o negócio ou comprar algum produto, o cliente realiza pesquisas no google? ou ele costuma se interessar por anúncios que viu no facebook ou instagram? entenda dentro do contexto do seu segmento, qual caminho percorrido desde o momento que o cliente tem a sua atenção pela primeira vez até realizar a compra.

Pensando nisso, vamos destacar quais as principais características do Google e Facebook. Confira:

Google Ads:

A principal vantagem da ferramenta é possibilitar que os anúncios apareçam quando o cliente está focado em achar uma solução ou produto. Outro ponto interessante, é que o Google cruza as informações coletadas em todas as outras pesquisas do usuário para traçar um perfil de cada um e, assim, garantir que a propaganda certa vai aparecer para a pessoa certa.

No entanto, é importante destacar que o Google é ideal para anúncios focados em quem já tem certo interesse pela oferta. Não é vantajoso divulgar um produto novo e que ninguém conhece ainda na rede de pesquisa. Até porque, nesses casos, é muito mais difícil encontrar a palavra-chave certa, cuja essência combine a intenção do usuário com a solução oferecida.

Facebook Ads:

O Facebook tem 2.853 bilhões de usuários e o Instagram possui atualmente 1.386 bilhões usuários, o que faz com que as redes sejam as campeãs de audiência no mundo. Assim, se você quer atingir um público específico, basta caprichar na segmentação e monitorar os resultados.

No entanto, mesmo que as redes sociais sejam indicadas para impactar uma grande audiência, elas não nos dão garantias de que quem visualiza o anúncio está pronto para comprar. Isso porque o serviço faz a entrega dos anúncios por interrupção, o que significa que o conteúdo publicitário aparece no intervalo entre as publicações de um amigo e de outro.

Como escolher a melhor opção?

Agora que você já conhece um pouco sobre as vantagens e desvantagens das ferramentas, é hora de escolher a melhor opção. Na hora de avaliar as funcionalidades do Facebook e do Google, tudo depende de qual é a sua intenção com o anúncio que será feito.

Considere questões sobre identificar os hábitos de consumo do seu público para criar publicidades que atendam às suas demandas específicas.

Ainda que o alcance do Google seja maior, O facebook e instagram ganham vantagem na especificidade de sua segmentação. Agora, se você estiver oferecendo um produto muito específico, talvez seja o caso de investir em anúncios para quem pesquisa por aquilo na internet.

No fim, a escolha entre uma plataforma e outra depende de diversos fatores, envolvendo o histórico da marca, do produto, um estudo de público, entre outros.