Como criar minha primeira campanha no Facebook Ads

Com mais de 1,5 milhões de usuários e 900 milhões de visitas por dia, o Facebook continua no ranking das redes sociais mais acessadas do momento. Com toda essa popularidade, a ferramenta tornou-se vital para alavancar negócios ao redor do mundo inteiro. Você com certeza já se deparou com algum tipo de publicidade, mas já se perguntou como é feito esse tipo de conteúdo? Neste artigo vamos te explicar passo a passo para criar a sua primeira campanha no Facebook Ads.

Em primeiro lugar, a sua empresa precisa ter uma página no Facebook e Instagram, já que os anúncios serão mostrados nessas contas. Não é possível criar anúncios em perfis pessoais. Outra dica importante é fazer publicações constantes nas redes sociais, oferecer informações sobre endereço, telefone, envio dos produtos, pois além de credibilidade, também tirará dúvidas dos possíveis clientes sobre o seu negócio e forma de trabalho.

Conhecendo o Gerenciador de Anúncios

O primeiro passo é acessar o seu gerenciador de anúncios. Você pode acessá-lo diretamente no Facebook Business. Feito isso, é hora de decidir qual o objetivo da sua campanha. É possível escolher entre onze opções diferentes, o ideal é pensar o que você deseja alavancar naquele momento. Por exemplo, se o propósito for uma maior interação nas publicações, comentários ou compartilhamentos, nesse caso, a melhor opção é uma campanha com o objetivo de Engajamento.

Se você já possui um site e quiser aumentar o número de visitas pode optar por uma campanha de tráfego. Você pode também optar por uma campanha de mensagens para uma maior captação de leads e assim por diante. Tudo vai depender da sua realidade e o que você precisa para alavancar suas vendas.

Definido o objetivo da campanha, é de definir o orçamento diário e duração dos anúncios, isto é, se você quiser que a campanha comece imediatamente ou se prefere indicar uma data de início e de término.

Definição de público

A terceira etapa é uma das mais importantes para a campanha. A definição de público é essencial para que o anúncio seja entregue às pessoas com maior probabilidade de compra do seu produto. Além disso, é bem provável que seja necessário experimentar várias opções diferentes até encontrar o público que se encaixe perfeitamente no seu anúncio.

Nesse passo, você vai definir a idade das pessoas que têm mais probabilidade de se tornar cliente, se são apenas homens ou apenas mulheres ou ambos os sextos, quais os interesses eles costumam ter. Por exemplo, caso seja uma loja de roupas femininas, o que essas pessoas seguem nas redes sociais? marcas famosas, páginas de moda, entre outras segmentações.

Invista em boas fotos e vídeos

A última parte é definir como o seu anúncio vai aparecer para as pessoas que você determinou na segmentação. Você deve pensar em um texto que não seja muito longo, mas objetivo e que tenha as informações necessárias para prender atenção do cliente. Utilize informações como Frete Grátis, caso você ofereça, ou entrega rápida, sempre focando nos benefícios de adquirir o produto. Além disso, é essencial escolher boas fotos ou vídeos para os anúncios.

Monitore os resultados

Quando a campanha estiver ativa, não esqueça de monitorar os resultados. Essa é uma parte fundamental para entender o que está funcionando na sua estratégia e o que precisa mudar. O ideal é sempre ir testando novas fotos, vídeos, pensando em públicos diferentes, até encontrar o que dá certo para sua empresa.

Se você considerar essas métricas, analisar os resultados e tiver um bom conteúdo por trás do anúncio, é provável que acabe comemorando um caso de sucesso.