O Pixel do Facebook é um recurso essencial para suas campanhas de Facebook Ads. Ele permite que você mensure todas as conversões em seu site, além da criação de públicos personalizados, como o de remarketing.
Quando ocorre uma visita em uma página com o Pixel do Facebook instalado, ele é ativado e relata essa ação. Caso você o instale em uma página de agradecimento, você irá conseguir mensurar cada um que chegou até esse passo, que geralmente está no fim de um processo de conversão.
Onde Encontro o Pixel do Facebook em minha Conta de Anúncios?
Para a geração do Pixel do Facebook, você deve ir até a sua Conta de Anúncios do Facebook Ads. Você pode acessá-la através do seguinte link: https://www.facebook.com/ads/manager/
O link acima mostrará sua Conta de Anúncios, onde você pode fazer seus anúncios do Facebook Ads. No canto superior esquerdo, você poderá enxergar a opção “Anúncios no Facebook”, basta clicar nela que diversas opções irão aparecer em sua tela:
Entre essas opções, você poderá encontrar “Pixels”, como indica a imagem abaixo:
Caso não apareça todas as colunas para você, basta passar o mouse sobre a opção “Todas as ferramentas”, abaixo da primeira coluna.
Criando o Pixel do Facebook
Uma Conta de Anúncios do Facebook pode ter apenas um Pixel, para executar testes ou ao usar outra conta, você precisará instalar outro Pixel do Facebook em seu site. Para criá-lo, basta clicar na opção “Criar um pixel”:
Ao clicar no botão, você poderá colocar um nome no seu pixel. Essa questão não é importante, mas ajuda você a ter uma conta mais organizada. É recomendável que você também coloque o link do seu site no campo de preenchimento específico.
Após dar como confirmado, seu Pixel do Facebook estará criado. Fácil, não é mesmo? Mas agora você precisa gerá-lo e é aqui que as coisas ficam um pouquinhos mais complicadas… Porém não se preocupe, pois esse artigo vai ensiná-lo passo a passo.
Gerando o Pixel do Facebook
Uma tela chamada “Instale o pixel” irá aparecer em seu monitor após a criação do seu Pixel do Facebook. Dentro dela, você terá 3 opções de instalação do script: conectar uma plataforma de parceiro, perfeita para quem tem e-commerce e sua plataforma está integrada com o Facebook; Instale você mesmo o código do pixel manualmente, onde você irá gerá-lo; e Enviar as instruções por email para um desenvolvedor, onde você pode enviar diretamente para o desenvolvedor do seu site.
A recomendação é que você escolha a segunda opção, e faça a instalação manualmente. Caso você tenha um e-commerce, a primeira opção servirá melhor, mas em sites de serviço, institucionais, ou landing pages, a recomendação é você mesmo fazer a instalação.
Clicando na segunda opção, você será levado para a tela de geração do pixel, que apresentará dois tópicos. O primeiro ensinará você a encontrar o cabeçalho do seu site, o segundo terá o pixel.
Para copiar o script por completo, basta você clicar na tela branca em que ele se encontra. Ele copiará diretamente o Pixel do Facebook para sua área de transferência. Abra dois arquivos no bloco de notas e cole os pixels em ambos, você entenderá o motivo mais abaixo. Pronto! Você já tem seu pixel de remarketing gerado e pronto para ser instalado.
É recomendável que você ative a Correspondência Avançada do Pixel do Facebook, clicando no botão azul indicado na seta:
Você provavelmente precisa mensurar conversão, certo? Para isso será necessário gerar o evento de conversão do Pixel do Facebook Ads. Mas antes de tudo, você precisa estabelecer qual o tipo de conversão que você está interessado: captura de contato ou venda direta pelo site.
Na mesma tela, após você ativar a correspondência avançada e colar seu código em um Bloco de Notas – e salvá-lo – você pode clicar em Continuar e clicar na opção Instalar código do evento manualmente.
Um evento do Pixel do Facebook são nada mais do que categorias do script feitas para você mensurar as mais diversas conversões em seu site, como captura de contato, compra, adição ao carrinho, entre outras.
Nessa tela de eventos, você precisará identificar qual será essencial para o seu negócio. Vamos supor que você está buscando por leads, dessa forma, você irá procurar pelo evento Cadastro.
Da mesma forma que você copiou o primeiro script, você agora fará o mesmo com esse evento. Cole-o em um bloco de notas e abra um dos arquivos em que você colou o Pixel do Facebook.
Ao abrir o Bloco de Notas, preste atenção no evento circulado em vermelho:
Coloque o cursor do mouse após o ponto e vírgula do evento, e aperte enter. O Bloco de Notas dará um novo parágrafo. Cole o evento de Cadastro que você copiou na tela de Pixels do Facebook, deixando o seu script dessa forma:
Faça isso com apenas UM dos arquivos salvos com o pixel completo, assim você terá um arquivo para o Pixel de Remarketing e outro para o Pixel de Conversão. Feito isso, instale o pixel entre as tags do seu site, caso você faça as modificações no mesmo. Caso não, envie os arquivos salvos para o seu desenvolvedor.
Como Posso Saber Se Instalei o Pixel do Facebook Corretamente?
O próprio Facebook disponibiliza uma extensão para o Google Chrome chamada Pixel Helper. Nela você pode conferir se a instalação ocorreu da maneira correta. Basta acessar seu site, e verificar no canto superior direito do seu navegador se a extensão foi ativada.
Clique no ícone da extensão para verificar se todos os pixels estão corretos:
Todos os eventos precisam estar com a bolinha verde. Se eles estiverem igual ao da imagem, parabéns, você instalou seu pixel do Facebook está instalado corretamente!
Agora você poderá mensurar suas conversões no site e também criar públicos personalizados. Quer saber como criá-los e aprender mais sobre Facebook Ads? Acompanhe as próximas postagens do blog.