Como vender seus produtos com o Google Shopping?

O Google Shopping é uma ferramenta desenvolvida pela Google que permite ao usuário encontrar produtos de seu interesse em diversas lojas virtuais. Diferentemente dos marketplaces, essa funcionalidade do buscador só permite que o usuário faça a pesquisa. Ao encontrar e clicar no item, o cliente é direcionado para a loja do vendedor.

O Google é o maior buscador da internet. A empresa que for sugerida em seus resultados de busca tem mais chances de ser vista e vender seus produtos. Por isso, vender no Google Shopping vai proporcionar grandes ganhos para o seu negócio.

A ferramenta hoje é gratuita e qualquer um pode integrar sua loja ao Google Shopping. Assim como nas buscas, também é possível patrocinar seus produtos, garantindo que eles apareçam no topo ou ao final da página.

Quais os benefícios de se utilizar essa ferramenta?

Se você já anuncia no Ads, deve estar se perguntando por que investir em mais uma campanha. O fato é que uma boa estratégia de marketing digital deve sempre se cercar de diversas frentes para garantir melhores resultados.

Caso ainda não esteja convencido, confira algumas vantagens de anunciar no Google Shopping!

Aumento da exposição e do alcance: A ferramenta permite que os seus produtos fiquem lado a lado com o de grandes lojistas do mercado. Dessa forma, você alcança um público muito maior, de acordo com a busca realizada. Se o usuário acessar o link, a chance de efetivar a compra aumenta, visto que ele já tem interesse em adquirir os produtos.

Resultados mais rápidos: Isso porque os anúncios são muito bem direcionados, além de bem objetivos, de modo a aproximar o usuário da compra.

Maior competitividade: Antes de criar um anúncio, pesquise o produto e compare os preços e condições oferecidas pelos seus concorrentes. Assim, dá para criar ofertas mais atrativas para os usuários, deixando sua marca mais competitiva.

Controle do orçamento: A cobrança dos anúncios ocorre da mesma forma que no Ads. Ou seja, você só paga quando alguém acessar a sua loja virtual. Dessa forma, dá para controlar melhor o seu orçamento, inclusive, estudando novas possibilidades e fazendo ajustes em cada anúncio sempre que necessário, para torná-lo ainda mais eficiente.

Uso do filtro de pesquisas: Como existem muitas lojas anunciando no Google Shopping, é normal pensar que os seus produtos não vão aparecer nos resultados. No entanto, dá para usar o filtro de pesquisa, que facilita ao usuário encontrar exatamente o que ele procura, dando mais chances de sua loja atingir os clientes certos.

Leads mais qualificados: Uma vez que seus itens são apresentados aos usuários de acordo com a relevância e compatibilidade da pesquisa, os leads que chegarão ao seu site estarão bem mais qualificados. Isso acontece porque o consumidor está procurando exatamente pelo que você oferece e, assim, as chances de conversão são maiores. Mesmo que ele não compre exatamente no momento do acesso, sabendo criar um bom anúncio no Google Shopping, você atinge mais clientes em potencial.

Maior presença nas buscas: Sua marca poderá marcar maior presença nas buscas, mas isso acontece de acordo, claro, com a relevância de seus anúncios. Ou seja, criando anúncios bem elaborados e com as palavras-chave corretas, sua loja virtual passa a ser exibida mais vezes para os usuários que efetuarem buscas relacionadas, aumentando a presença virtual de seu e-commerce.

Maior tráfego na loja virtual: Anunciar através do Google Shopping faz aumentar a presença de seu e-commerce nas buscas online, uma consequência disso é o aumento do tráfego na loja virtual. E também podemos considerar que esse é um tráfego de qualidade, uma vez que os leads são compatíveis.

Isso significa que, além de seu site angariar mais acessos, esses acessos serão de usuários que realmente procuram e têm interesse em seus produtos, o que aumenta significativamente suas probabilidades de venda!

Passo a passo para criar uma campanha do Shopping:

1. Ative a integração

A ative integração do Google Shopping dentro do seu painel de administração.

2. Crie uma conta e configure o Google Merchant Center

Se você ainda não possui uma, é preciso que você crie uma conta Google Merchant Center com os dados do seu negócio.

3. Configure a taxonomia do Google Shopping em seus produtos

O Google Shopping trabalha com uma taxonomia que você deverá atrelar às suas categorias. Essa taxonomia representa as categorias pré-definidas pelo Google Shopping.

4. Adicione os identificadores do Google em seus produtos

Para que seu catálogo do Google Shopping seja gerado corretamente, é preciso adicionar certos identificadores aos seus produtos, como MPN, sexo e faixa etária. Essas informações vão permitir que seus produtos sejam exibidos corretamente nos resultados de busca.

5. Configure seu feed de produtos para o Google Shopping

Em seguida, é preciso vincular seu catálogo de produtos com o Google Shopping através do Merchant Center. Depois de realizar todas as configurações de seu catálogo e produto, é preciso ativar a lista gratuita de produtos e de anúncios da aba Shopping do Google. Assim, seus produtos irão aparecer nos resultados das buscas dos usuários do Google:

Dica Extra:

Por uma limitação do Google, só é possível apresentar seus produtos no Google Shopping se sua loja entregar em todo o território nacional. Isso significa que se sua loja só faz entregas em um determinado Estado ou região, o Google Merchant Center não aceita seu feed de produtos, mesmo que todas as outras configurações estejam corretas.

Leia também: Crie sua primeira campanha no Google Ads.