Crie sua primeira campanha no Google Ads

O Google Ads pode se tornar um importante aliado para aumentar o tráfego do seu site e alavancar as vendas online da sua empresa. Se você ainda não utiliza essa ferramenta, continue lendo esse artigo e confira todas as dicas para criar as melhores campanhas!

O que é Google Ads?

O Google Ads é um sistema de links patrocinados, que funciona com PPC ‘Pay-Per-Click’ ou ‘Pagamento Por Clique’. Através desse sistema é possível que os anúncios cheguem a um público qualificado para o seu negócio, então você não perde investimentos com pessoas que não possuem grandes chances de se tornarem clientes da sua empresa. No Google Ads, você delimita com quem falar, a frequência e em que condições quer que seu público receba anúncios relacionados ao seu serviço ou produto.

Onde aparecem os seus anúncios?

Os anúncios do Google podem ser exibidos de diversas maneiras. Isso porque a ferramenta é múltipla: compreende rede de pesquisa, rede de display e vídeo. Os anúncios podem ser veiculados como:

  • Resultados de pesquisas no buscador, relacionados às palavras-chave utilizadas pelos usuários;
  • Banners em sites específicos direcionados por você;
  • Banners em canais diversos, segmentos pelo interesse do público-alvo;
  • Banners em aplicativos;
  • Banners no YouTube;
  • Vídeos no YouTube.

Como criar sua primeira campanha?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Google Ads e do potencial desta ferramenta, vamos criar a sua primeira campanha? Entre no Google Ads e clique em “começar agora”. Insira seu e-mail e o website que você vai promover. Você poderá utilizar uma conta já existente ou configurar uma exclusivamente para sua publicidade.

  • Defina o orçamento

Defina o orçamento diário da campanha. Como é a sua primeira campanha, você pode começar com um valor menor por dia.

  • Escolha a região e, consequentemente, o alcance

Esta etapa é muito importante. É a partir dela que você determina o seu público-alvo. Não adianta colocar um anúncio para ser visualizado em todos os territórios se o seu produto tem visibilidade e foco nacional.

Além disso, muitas vezes, dependendo de como você vai entregar o produto, é melhor focar na região onde você atua, restringindo a propaganda a um estado ou até mesmo a uma cidade. Quanto mais restrito for, menor o número de pessoas alcançadas, porém, as chances de acertar em cheio um comprador são maiores.

  • Definindo as redes

Atenção a essa parte do processo, pois ela é importantíssima e define muito da sua estratégia de direcionamento. Aqui, você pode escolher duas opções para direcionar sua campanha:

  • Rede de Pesquisa

Direcionada aos usuários que fazem buscas diretamente pelo Google, tem seus resultados com o foco em conversão. Aqui, os links dos anúncios vão aparecer na página de busca do Google e também em outros sites da empresa (YouTube, Gmail, Blogger e em outros sites parceiros de Pesquisa do Google).

A vantagem é que os anúncios aparecem para o usuário conforme a pesquisa que ele realiza e as palavras-chave predeterminadas por você (saiba mais no próximo passo), o que aumenta a possibilidade de conversão do seu site.

  • Rede de Display

Mais focada no branding, esta opção permite que seus anúncios apareçam nas páginas que utilizam AdSense, sistema que bonifica sites e blogs parceiros do Google por cliques nos anúncios exibidos.

Veiculados no formato de banners de variados tamanhos, os anúncios aparecerão em posições as mais diversas. Você, como anunciante, poderá escolher em quais sites vai exibi-los.

É possível escolher as duas opções, tanto rede de pesquisa quanto de display.

A rede display, apesar de dar bastante exposição, é mais recomendada para quem busca resultados em longo prazo e quer fortalecer sua marca no mercado fixando sua imagem na cabeça do consumidor.

  • Palavras-chave: reflita bem sobre quais usar

Reflita sobre quais palavras escolher neste processo. Insira palavras relacionadas ao seu produto e que normalmente são mais procuradas. A escolha das palavras-chave adequadas é essencial para o sucesso da campanha.

Vale, também, fazer uma pesquisa no Google Trends com os termos selecionados por você, para descobrir quais deles têm o maior índice de procura.

  • O momento de definir o lance e a relação com o orçamento diário

O lance representa o valor mais alto que você deseja pagar por um clique em seu anúncio. Já o orçamento é o valor, em média, que você gostaria de gastar por dia. O valor do lance influencia diretamente a classificação do anúncio. Essa parte é um pouco mais confusa, mesmo, principalmente para os iniciantes. Você pode optar para que o próprio Google Ads defina os lances automaticamente.

  • Escreva o seu anúncio

Dê bastante atenção ao conteúdo que será colocado no seu anúncio! É para onde o usuário será redirecionado e levará os clientes diretamente à página específica deste produto, aumentando as chances de conversão.

  • Pagamento

Por fim, é hora de informar o CNPJ (quando empresa) e o CPF (quando pessoa física) e inserir o endereço e os dados bancários do seu cartão para efetivar o pagamento. Pronto! Agora é só esperar a aprovação do seu anúncio. Você será avisado, por e-mail, quando ele estiver no ar.

  • Análise

Todos os anúncios precisam ser aprovados pelo Google Ads para garantir que são apropriados aos usuários. O sistema revisa o website cadastrado, palavras-chave e os textos criados, de acordo com as políticas de publicidade da empresa.

O prazo dessa revisão é de um dia útil. Se algum problema for encontrado, você será informado com uma indicação do motivo.

Achou fácil? Crie sua primeira campanha, investindo pouco dinheiro, e acompanhe os primeiros resultados. Quando for aumentar o investimento, procure a ajuda de especialistas para otimizar seu dinheiro da melhor maneira possível, obtendo os melhores resultado.

 

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