Fala empresário de sucesso! Você já ouviu falar em CRM?
CRM significa Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma estratégia empresarial que busca gerenciar as interações entre a empresa e seus clientes, para otimizar as vendas, fidelizar clientes e melhorar a experiência do consumidor.
O CRM é uma abordagem que envolve a utilização de tecnologias e ferramentas para coletar, analisar e utilizar informações sobre os clientes, com o objetivo de compreender suas necessidades e preferências, e assim, oferecer um atendimento personalizado e eficiente. Com o CRM, as empresas podem identificar padrões de comportamento dos seus clientes, segmentar o público-alvo, definir estratégias de comunicação mais adequadas e até mesmo antecipar suas necessidades e desejos.
Afinal, por que é importante aplicar CRM na sua empresa?
1 – Organização e Histórico:
Se a sua equipe de vendas não utiliza um CRM, provavelmente já passou pela situação de perder registros, prazos e acordos com o Lead durante o processo de negociação.
A falta de controle sobre esses detalhes pode comprometer a venda, prejudicar a experiência do cliente e o fluxo do processo comercial.
Além disso, depender da memória dos vendedores para lembrar de todas as atividades é arriscado, especialmente quando consideramos indicadores como a duração do ciclo de vendas e a satisfação do cliente.
Por isso, é crucial contar com um CRM para organizar e registrar as atividades. Utilizando ferramentas como o RD Station CRM, por exemplo, é possível personalizar o funil de vendas e incluir cada etapa do processo definido pela sua empresa.
Os vendedores podem gerenciar o status de cada oportunidade que chega até eles, atualizando-as para os próximos estágios conforme a negociação avança ou marcando-as como perdas e registrando os motivos. Eles também podem listar as tarefas a serem executadas para cada oportunidade, garantindo que sempre exista um próximo passo previsto e evitando que o processo fique parado.
2 – Centralização de Informações:
Um dos maiores benefícios que os sistemas de CRM trazem para uma empresa é a centralização de informações. Isso é valioso tanto para vendedores quanto para gestores.
Embora possa parecer interessante utilizar planilhas ou documentos compartilhados, a sensação de organização que essas ferramentas oferecem dura pouco. Cada vendedor pode utilizar um padrão diferente de registro, esquecer de atualizar uma planilha e uma pane pode provocar a perda de dados. Esse método é pouco escalável e nada confiável.
O acesso a dados do cliente, anotações de reuniões, trocas de e-mails e tudo o que foi acordado na negociação precisa ser facilitado para o vendedor. Da mesma forma, todos os dados de performance gerados durante as atividades também precisam estar devidamente mapeados e organizados para facilitar as análises por parte da gestão.
3 – Conhecimento sobre o Cliente e a Equipe:
Como o nome sugere, o CRM é uma ferramenta de gerenciamento do relacionamento com o cliente. Para desenvolver um relacionamento efetivo, é necessário conhecer profundamente os perfis para os quais a empresa deseja vender.
4 – Fidelização de clientes:
A fidelização de clientes é um dos principais motivos pelos quais as equipes buscam implementar um CRM. Atualmente, manter um cliente fiel é tão ou mais importante do que adquirir um novo. Se um cliente já fez negócio com você, é mais fácil fazê-lo comprar novamente do que convencer uma pessoa que ainda não conhece sua empresa.
Por meio das informações que os vendedores cadastram no CRM, é possível criar ofertas personalizadas para estimular recompras, upsell ou cross-sell, aproveitando o momento certo e o relacionamento recente.
Além disso, é possível incentivar os clientes a indicar amigos e familiares para comprar, desenvolvendo programas de benefícios e comunicações bem segmentadas.
Quer saber mais sobre como o CRM pode ajudar a aumentar suas vendas e a fidelização de clientes? Entre em contato que o nosso time terá o prazer de ajudar você.