Fala Empresário de Sucesso! Como costuma ser seu primeiro contato com o cliente após ele contratar seu serviço? Um e-mail de boas-vindas é importante para a primeira impressão, afinal é a que fica.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre a importância do e-mail de boas vindas e como fazer um.
Vamos lá?!
Por que criar um e-mail de boas-vindas?
Para qualquer empresa que busca maior lucratividade, tão importante quanto conquistar novos clientes é manter os clientes já existentes, e esse trabalho começa a partir do primeiro contato do cliente com a empresa ou marca.
Ao realizar essa tarefa simples com cuidado, você estará iniciando um relacionamento duradouro com o pé direito e, ao mesmo tempo, sendo intencional e estratégico em relação a esse cliente, com o objetivo de encantá-lo e fidelizá-lo desde o início.
Cada interação que ele terá com sua marca contribuirá para formar a impressão e opinião que ele terá sobre sua empresa. Portanto, você dá o primeiro passo para criar defensores de marca, garantindo um relacionamento saudável tanto com o cliente quanto com o mercado em geral.
É importante lembrar que atender bem aos clientes desde o início é fundamental para mantê-los satisfeitos. Portanto, ao implementar uma estratégia eficaz de e-mail de boas-vindas, você está construindo uma base sólida para um relacionamento duradouro e está aproveitando a oportunidade para ser proativo e estratégico em relação a esse cliente, com o objetivo de encantá-lo e fidelizá-lo.
E como criar um bom e-mail de boas-vindas?
Primeiramente estabeleça um objetivo
Antes de decidir sobre o tipo de email a ser enviado, é importante estabelecer o objetivo. Um email tem sempre o propósito de incentivar o destinatário a tomar uma ação específica. Portanto, ao pensar no conteúdo, no texto ou no layout do email, é fundamental considerar o objetivo.
Ao determinar a melhor abordagem para um email de boas-vindas e seu impacto, podemos escolher entre dois modelos. No caso de um email com imagens, é importante que ele seja visualmente atraente e também funcional. Portanto, é preferível desenvolvê-lo dentro de uma ferramenta de marketing por e-mail, aqui nós sempre recomendamos o RD Station.
Por fim, é importante ressaltar que não existe uma abordagem correta ou incorreta. É necessário avaliar qual é a melhor maneira de dar as boas-vindas ao seu cliente e, principalmente, não deixar isso de fora do seu processo de integração ou da sua estratégia.
Tipos de email de boas-vindas
Um email de boas-vindas pode ser o primeiro contato com o cliente após a conclusão de um negócio e sua conversão em cliente. Existem várias maneiras de realizar esse acolhimento, e a seguir veremos os tipos de email de boas-vindas que podem ser utilizados:
E-mail de agradecimento:
Trata-se de um email simples que tem como principal objetivo agradecer ao cliente pela sua decisão e dar-lhe as boas-vindas como cliente. Isso contribui para estabelecer um relacionamento próximo, humano e empático, algo que provavelmente se deseja manter durante todo o período de contrato.
E-mail informativo:
Serve para situar o cliente em seu primeiro contato, informando quem será responsável por atendê-lo, como será o atendimento e quais serão os próximos passos após a contratação. Em alguns casos, caso o cliente precise entrar em contato com diferentes departamentos, é útil fornecer também os e-mails ou números de telefone desses outros setores como financeiro e suporte por exemplo.
E-mail explicativo:
Durante o processo de integração, pode ser enviado um email explicando todas as etapas do processo, fornecendo informações sobre datas, prazos e alinhando as expectativas do cliente. É possível aproveitar esse email para incluir um call-to-action (CTA) que incentive o cliente a agendar uma primeira reunião.
E-mail de Pesquisa:
Logo após a contratação, este é o momento em que o cliente está mais atento e, possivelmente, mais disposto a responder a uma pesquisa. Para o cliente, isso pode demonstrar que a empresa está interessada em conhecê-lo melhor como parte do processo.
Para a empresa, é uma oportunidade perfeita para dar as boas-vindas ao cliente e, ao mesmo tempo, enriquecer os dados da base, obtendo um melhor conhecimento da persona e segmentando melhor as ações futuras.
Agora vamos a mais dicas de como estruturar seu e-mail de boas-vindas.
Crie uma automação para o e-mail de boas-vindas
O ideal é criar uma rotina ou automação que torne essa tarefa fácil e prática, uma vez que você tenha definido o objetivo do e-mail de boas-vindas, seu formato, conteúdo e finalidade.
Enviar e-mails manualmente acaba criando uma tarefa repetitiva para a equipe, por isso é recomendável usar uma ferramenta de automação de marketing para facilitar e agilizar o processo.
Para isso, ter uma ferramenta de automação é essencial, onde você pode criar fluxos de acordo com o funil de vendas.
Tem dúvidas sobre como criar fluxos de E-mail Marketing? Entre em contato com nosso time para receber uma análise!