O que é a Rede de Pesquisa do Google?

rede de pesquisa

Anunciar no Google Ads hoje trata-se de uma necessidade para impulsionar o seu negócio na internet. É bem provável que você tenha chego até esse artigo procurando dicas, tirando dúvidas e estudando conteúdos essenciais para começar a anunciar. Uma das maiores dúvidas é referente a rede de pesquisa do Google, você sabe do que ela se trata?

O Que é a Rede de Pesquisa do Google?

O site oficial do Google define a rede de pesquisa como “um grupo de sites relacionados a pesquisa onde seus anúncios podem ser exibidos”. Ou seja, trata-se dos sites que aparecem quando você faz uma pesquisa na plataforma.

Quando você anuncia na rede de pesquisa do Google, os anúncios irão aparecer antes dos resultados orgânicos, como na imagem abaixo:

Rede de Pesquisa

Seus anúncios da rede de pesquisa do Google serão veiculados em sites parceiros da plataforma e sistemas da própria empresa, entre eles:

  • Google Imagens;
  • Google Shopping;
  • Google Maps;
  • Pesquisa Google;

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Qual a vantagem de anunciar na Rede de Pesquisa do Google?

A rede de pesquisa tem como principal vantagem o fato de que os anúncios irão aparecer para o público que realmente pesquisou por seus serviços ou produtos específicos.

O público irá encontrar seus anúncios pesquisando pela palavra-chave que você configurou na campanha ou termos semelhantes, encontrando seu anúncio em determinadas posições, que irão variar de acordo com o seu lance. Eles podem aparecer tanto quanto nos quatro primeiros resultados da página, como também no rodapé.

Outra vantagem dos anúncios na rede de pesquisa, é a utilização das extensões de anúncios. Elas complementam os seus anúncios de texto padrão e são capazes de aumentar a quantidade de cliques em seus anúncios – consequentemente, aumentando seu CTR (taxa de cliques).

As extensões de anúncios possibilitam a adição de informações como:

Endereço da empresa (mapa de trajeto): fazendo com o que o usuário saiba onde seu negócio está localizado;
Preços dos serviços ou produtos: informando os usuários de preços e possíveis promoções;
Avaliações da sua empresa: passando credibilidade aos usuários com avaliações feitas por outros clientes;

É possível também inserir em seus anúncios da rede de pesquisa do Google as extensões de chamada, fazendo com o que o usuário ligue para sua empresa diretamente após ver o anúncio através de um dispositivo móvel.

Exemplo de extensões de chamada.

Tipos de Anúncios da Rede de Pesquisa

Para atingir seus resultados, seus anúncios devem ser de qualidade e para isso, você precisa saber como eles funcionam. A rede de pesquisa possibilita a criação de diferentes tipos de anúncios conforme sua necessidade, falaremos aqui sobre os mais importantes.

Anúncios de texto: eles são os mais populares da rede de pesquisa, sendo facilmente identificados quando você executa uma pesquisa na plataforma do Google. Ele é composto por: título 1, 2 e 3; URL de visualização e descrição 1 e 2.

  • Títulos: os dois primeiros campos de título são obrigatórios, o terceiro torna-se opcional. Você pode colocar até 30 caracteres por título;
  • URL de visualização: onde é mostrado o endereço do site da sua empresa. Segundo o Google, ele foi criado para que as pessoas tenham uma melhor ideia do conteúdo que irão acessar depois de clicar;
  • Descrições: são nelas que você irá destacar detalhes sobre seu serviço ou produto. É recomendável o uso de um call-to-action para chamar a atenção do usuário para que ele execute uma ação. Você pode colocar até 90 caracteres nas descrições;

Anúncios do Google Shopping: eles são recomendáveis para quem possui e-commerce e quer divulgar seus produtos, sendo essenciais em estratégias de conversão (venda direta no site). Os anúncios do Google Shopping aparecem logo abaixo da barra de pesquisa e antes dos anúncios de texto, como na imagem abaixo:

Esses anúncios também podem aparecer em outras redes do Google, não sendo restritos apenas a rede de pesquisa.

Anúncios com Extensão: explicamos acima as vantagens do uso das extensões e como elas podem somar ao seu anúncio de texto comum. Anúncios de extensão podem ter mensurações específicas, como por exemplo, quantas pessoas clicaram na extensão de chamada para executar uma ligação para você. Esses anúncios são extremamente importantes para aumentar sua visibilidade.

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Agora que você já sabe do que se trata a rede de pesquisa, que tal começar a anunciar? Para mais dúvidas referente a anúncios na internet e principalmente Google Ads, visite nosso blog.