Google Analytics: A importância dessa ferramenta para a sua empresa

Google Analytics, está ai uma ferramenta indispensável para o seu negócio online.  É através dessa ferramenta que empresas do mundo inteiro conseguem mensurar e analisar dados preciosos de comportamento e de venda dos seus clientes.

Porém, muita gente ainda ignora essa ferramenta, por simplesmente acharem que esses dados não são tão importantes para a empresa, talvez você nem utilize esta ferramenta para medir as métricas do seu site, porém é através do Google Analytics que você vai saber se uma ação teve um bom resultado ou não.

Além disso tenho certeza que o seu objetivo é vender mais na internet não é mesmo? E é por isso que separamos este artigo especialmente para você, saiba no post de hoje, a importância que o Google Analytics tem para a sua empresa, e como essa ferramenta essencial pode te ajudar a ter resultados ainda melhores na internet.

Mas por que é importante analisar os dados da sua empresa?

Independente do tamanho ou ramo, hoje, a maioria das organizações procuram ter uma presença online significativa e usufruir de todos os benefícios e ferramentas que a internet disponibiliza.

Porém, de nada adianta estar presente nas redes sociais, ter aplicativo, site, blog e não saber ou não entender se você está, ou não, atingindo o seu público-alvo.

Para que sua empresa possa chegar até o cliente e o conquistar para concluir uma venda é preciso antes percorrer um longo caminho, você realmente precisa saber em que momento você está, é necessário utilizar ferramentas para medir o impacto de uma campanha, para acompanhar o andamento de um blog, em outras palavras é preciso conseguir ser mais assertivo em suas decisões.

E é devido a esta necessidade é que ferramentas como o Google Analytics são tão essenciais para sua empresa.

E o que é Google Analytics?

Se você ainda não sabe o que o Google Analytics ou já ouviu falar mas nunca deu a devida atenção, saiba que você está perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender as métricas de seu site.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que monitora o tráfego, ele é um dos meios mais utilizados para a análise de dados, onde os usuários podem mensurar diversas métricas importantes de um negócio online.

É uma ferramenta bem simples, apesar de que há usuários que à primeira vista acham o Analytics difícil de entender, ele é uma ferramenta bem intuitiva e gratuita, podendo ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

O principal objetivo do Google Analytics não é apenas saber quantas pessoas acessaram o seu site, mas de que forma eles se comportam ao navegar pelas páginas e seções. E é com base nessas informações que é possível analisar se os visitantes estão tendo o comportamento esperado, para uma determinada campanha, caso não esteja, você pode verificar o que pode ser feito para corrigir o problema.

Quais os principais recursos disponíveis no Google Analytics?

O Google Analytics está repleto de recursos que proporcionam a você o status de site saudável, e por isso ele é uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web.

Vamos listar alguns desses recursos para que você possa entender melhor o funcionamento dele.

  1. Avaliação de campanhas: tráfego;
  2. Acompanhe as suas metas: conversões;
  3. Relatórios de Público: conheça seus usuários;
  4. Avaliação de visualizações: visualização de Fluxo;
  5. tenha suas métricas em mãos: relatórios Personalizados.

Estes são apenas alguns dos recursos que o Google Analytics oferece, e agora que listamos esses cinco, vamos explicar a você o que é cada um deles.

Tráfego – há dois tipos de tráfego que são mais conhecidos, o orgânico e o pago. No orgânico é aquele que você recebe visitas de forma gratuita, ou seja sem necessidade de impulsionar campanhas, pois os usuários fazem pesquisas em buscadores e ignoram os anúncios, clicando em resultados não pagos. Já o tráfego pago é aquele em que os usuários pesquisam e clicam nos anúncios, que são feitos principalmente no Google Ads, Facebook e outras ferramentas. No Google Analytics você consegue analisar suas campanhas pagas e também o seu público que foi gerado de forma orgânica, com ele você saberá quais campanhas estão direcionando esse tráfego para o seu site.

Conversões –  Neste caso, uma ação de conversão pode ser diferente para cada negócio, Se o seu objetivo for conseguir cadastros com o seu site, uma conversão será contada quando alguém preencher o formulário do seu site. Caso você tenha um e-commerce por exemplo, a conversão mais importante é a de venda. Além de claro muitas empresas contarem uma ligação como uma conversão também.

Relatórios de Público –  É importante conhecer seu público para saber como direcionar as suas campanhas e as suas publicações nas redes sociais por exemplo. Além disso, toda a sua postura na internet pode ser direcionada de uma forma mais persuasiva caso você conheça algumas informações importantes do seu público.

Visualização de fluxo – Os gráficos de visualização de fluxo dão a você a sensação de estar espionando os visitantes de seu site. Parece estranho, mas é que esses relatórios permitem que você veja cada passo que eles deram ao navegarem em seu site. Você consegue ter uma rápida visão de como eles interagem com o seu conteúdo e onde você possa vir a perdê-los.

E por fim, mas não menos importante, os Relatórios Personalizados – O Google Analytics permite que você separe os seus dados exatamente de acordo com suas necessidades, criando assim seus próprios relatórios exclusivos para atenderem às metas de seu negócio. Utilizando eles você irá economizar e bastante o seu tempo.

Bom, agora que você já sabe as principais informações sobre o Google Analytics, que tal começar a aplicar essa ferramenta extremamente útil no dia a dia da sua empresa?

A Triiboo é uma agência parceira do Google e especialista em serviços relacionados com o maior buscador do mundo, caso você tenha alguma dúvida sobre esse post ou precise de ajuda para alavancar os seus resultados é só entrar em contato com a gente, vai ser um prazer ajudar a sua empresa a crescer na internet.

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