Inbound Marketing: como essa estratégia poderosa pode ajudar a sua empresa

Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás do cliente, mas explora canais como mecanismos de buscas para ser encontrada. Ele é um conjunto de estratégias de marketing que visa a atração e conversão de clientes usando conteúdos relevantes.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma junção de estratégias de marketing que tem como foco a criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público específico, conquistando a permissão de se comunicar com o potencial cliente de forma direta, criando assim um relacionamento que poderá ser duradouro.

Vamos imaginar uma estratégia de marketing que tem o poder de atrair o interesse espontâneo dos clientes, sem interromper a atenção deles. Imagine ainda que esse cliente procure por sua marca, sem que você precise ir atrás dele, e que isso alavanque suas vendas, tornando-as mais assertivas.

O Inbound visa atrair e conquistar de forma ativa seu público-alvo, ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a organização oferece, seja através de buscadores, como por exemplo o Google, sejas nas redes sociais, blogs, entre outros.

O Inbound é uma estratégia que tem como foco a atração de um público com mais chances de conversão, e a ferramenta mais importante dessa estratégia é o marketing de conteúdo, que é usado para atrair, “educar” e encantar os visitantes, e desta forma transformá-los em leads e futuramente em clientes.

Quais os benefícios dessa estratégia?

A atração de clientes em potencial através de conteúdos relevantes geram grandes benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno. O modelo tradicional de marketing – outbound – tem algumas deficiências que não existem no Inbound.

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Você deve estar se perguntando “será que vale a pena investir em Inbound Marketing?” Bom, para ajudar você a descobrir se vale a pena ou não investir, a Triboo reuniu 7 motivos para você entender a importância dessa estratégia para a sua empresa.

Alcançar o público certo – Quando você cria um conteúdo relevante, adequado e o divulga nos canais certos, a chance de você alcançar pessoas que de fato, vão ter interesse de comprar de você é muito maior. Produzir conteúdos de qualidade e postá-los na frequência certa é a melhor forma de atrair mais leads, que terão grandes chances de serem convertidos em novos clientes. Mas lembre-se o principal objetivo não é a quantidade, e sim a qualidade do público alcançado.

Aumento da visibilidade da sua marca – antes da chegada da era digital, havia limitantes para se conhecer novas marcas, mas o mundo está mudado e ainda vem passando por mudanças, e a forma de se chegar ao público também mudou. Na era do Marketing Digital ao criar e postar um conteúdo online, sua empresa tem a chance de ganhar visibilidade ilimitada, que podem vir a fortalecer o seu negócio com relação à sua concorrência.

Aproximação com clientes – o nome “marketing de atração” cai muito bem ao Inbound, pois ele oferece um conteúdo que ajuda a persona na prática, não simplesmente tenta “empurrar” qualquer produto para ela, ou seja o Inbound cria uma relação de confiança e aproxima o cliente da empresa. Pois não existe nada mais irritante do que chegar em uma determinada loja e o vendedor tentar empurrar tudo que puder sem ao menos entender o que você busca, isso quebra totalmente o desejo de compra. Então se sua empresa quer se aproximar do cliente, entender o que ele procura e ajudá-lo o Inbound Marketing se encaixa como uma luva.

Poder de persuasão – um dos elementos mais importantes no momento de fechar vendas, é a persuasão, pois é muito mais difícil vender para um cliente que está em dúvida, não é mesmo? Então, o Inbound Marketing resolve este problema, ele confere maior poder de convencimento, pois ao longo de todo o seu processo, a persona recebe exatamente o tipo de conteúdo que ela precisa, o que dá a ela o tempo suficiente de se convencer e continuar pesquisado. E quando o momento da venda chega, o cliente está ciente de que sabe exatamente o que está comprando e que foi sua empresa quem o auxiliou da melhor forma.

Ciclo de vendas menor – a jornada de um cliente começa na atração, ou seja, quando alguém chega ao seu site ou rede social interessado em algum conteúdo. esse tempo que leva para que ele passe de lead para consumidor, é chamado de ciclo, e quanto mais longo ele é, mais caro ele se torna. Quando você trabalha com o Inbound esse ciclo reduz o tempo que alguém leva para comprar, pois trabalha com conteúdos focados, altamente relevantes e personalizados, acelerando assim a movimentação do lead pelo funil de vendas.

Medir resultados com agilidade – assim que você posta um novo texto no blog, você consegue visualizar o tráfego em tempo real, assim como mensurar o sucesso das postagens em suas redes sociais, compartilhamento de links, entre outros. Essa agilidade ajuda você a ver a aceitação do público, e saber se a resposta é ou não o que esperava, conseguindo assim mudar rapidamente sua estratégia caso esta não esteja dando certo.

Diminuição de custos – o Inbound é relativamente mais barato do que soluções tradicionais, e essa redução de custos não interfere na qualidade ou diminuição dos resultados, pois ele é um investimento mais eficiente. Com menos desperdícios de recursos sua empresa terá um orçamento maior para aplicar métodos que realmente funcionam.

Como fazer o Inbound Marketing?

O que faz o Inbound Marketing ser tão poderoso e importante para sua empresa é que ele é bem simples de entender, pois ele combina estratégias de produção de conteúdo e automação de marketing e sua metodologia é baseada em quatro etapas: atrair, converter, vender e transformar.

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Atrair – quando sua empresa pública o conteúdo certo e no lugar certo, o marketing se torna interessante e útil para os seus clientes e não interruptivo. Desta forma você ganha a atenção dos potenciais consumidores. Essa etapa além de genial, é fundamental, pois ao invés de você correr atrás dos clientes, você pode simplesmente focar em conteúdos ricos e relevantes.

Converter – A etapa de conversão complementa a de atração, e faz com que os visitantes tornem-se leads, ou seja, determinadas pessoas buscam soluções para seus problemas, seja qual forem, quando eles o encontram em sites ou blogs eles deixam seu contato e informações em troca de um ganho, que pode ser um material rico em informações, como, por exemplo, um ebook.

Vender – Desde a geração e nutrição de leads visa gerar oportunidades de negócios para a sua empresa, e depois de nutrir os leads gerados usando conteúdos relevantes, é a hora de avaliar quem está no estágio certo para fechar a venda.

Encantar – sua relação com o cliente não pode terminar depois da compra, você precisa iniciar uma nova jornada, que é encantá-lo com o objetivo de torná-lo um promotor da sua marca, atraindo mais clientes para o seu negócio.

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