Inbound Marketing: por que aplicá-lo na sua empresa

Inbound Marketing O que e por que aplicá-lo na sua empresa

Fala empresário de sucesso, pronto para colocar em prática estratégias de sucesso do Inbound Marketing no seu negócio? 

Neste artigo vamos falar sobre Inbound Marketing, que tem como foco a concentração em motivos para o cliente vir até você. 

Vamos entender como colocar em prática para vender mais?

O que é Inbound Marketing?

O termo Inbound Marketing foi criado em 2006, pela plataforma de software HubSpot e pode ser traduzido como Marketing de Entrada. 

Assim o Inbound Marketing cria estratégias que visam atrair seu público para os canais de conversão aumentando o número de usuários que visitam seu site, clicam no seu anúncio, e-commerce, blog etc. 

Diferente do Marketing Tradicional, que “corre atrás do público”, o Inbound Marketing trabalha com estratégias mais eficazes de atração, buscando converter estranhos em clientes e clientes em divulgadores que serão sua melhor propaganda. 

Como funciona o Inbound Marketing?

Ele consiste na construção de conteúdos, de acordo com o usuário, a plataforma e o momento do mercado. 

Os conteúdos são sempre entregues no momento e lugar que o usuário precisa, aumentando a sua autoridade na sua área. 

Trabalhando com base no Funil de vendas: 

Inbound Marketing: O que e por que aplicá-lo na sua empresa

01 – Você consegue tráfego, através de conteúdos nas mídias sociais.

02 – Com botões de chamadas para ação, como preenchimento de um formulário, você obtém leads.

03 – Você trabalha esses leads com estratégias de nutrição, como réguas automatizadas de e-mail, e converter os leads em clientes.

04 e 05 – Então, você analisa todas as métricas para determinar o que funcionou e o que precisa de melhorias, aprimorando a sua estratégia.

As quatro etapas do Inbound Marketing

Para que ele seja aplicado é importante seguir uma série de estratégias com base no funil: 

Inbound Marketing: O que e por que aplicá-lo na sua empresa

Atração

Como o próprio nome diz, nesta etapa você irá atrair os leads para seu site e redes sociais através da criação de conteúdos. 

Blog

Os posts devem apresentar conteúdo de qualidade, que irão agregar valor a sua empresa, que atendam às necessidades dos seus usuários, independente da etapa da jornada de compra em que se encontram.

É também uma ótima maneira de criar um relacionamento com o cliente, apresentando conteúdos que irão agregar valor e ser úteis para eles. 

Redes sociais

Presentes diariamente na vida das pessoas, as redes sociais são fontes fortes dentro do Inbound Marketing. 

Você pode utilizar as redes sociais para criar conteúdos qualificados para gerar autoridade e também divulgar os artigos do blog nele. 

SEO

Para seu site ser encontrado é importante que as palavras-chave certas sejam utilizadas. 

Para isso é importante que você conheça bem a persona da sua marca, ou seja saiba quem é seu público para que a segmentação seja feita de forma correta. Assim você consegue compreender os termos mais utilizados por eles.

Conversão

Após atrair muitos leads através dos conteúdos, é preciso converter ele e para isso é necessário aplicar algumas estratégias. 

Formulários 

Através dos formulários nos sites você pode obter informações de contato como nome, e-mail e telefone. 

Quando a pessoa preenche as informações significa que ela tem interesse e assim você consegue facilmente qualificar o lead. 

Após o preenchimento, você começa a nutrir eles através de conteúdos.

Landing Pages

Essas são as páginas a qual o seu usuário acessa assim que entra no seu site. Ter uma landing page para cada produto ou campanha realizada é essencial para a conversão. 

Trabalhando com elementos chave como título e subtítulo, imagens, descrição de ofertas, formulário e botão de CTA é possível obter excelentes resultados. 

Call-To-Action (CTA)

A Call-To-Action ou chamada para ação é o uso de frases que geram urgência ao seu leitor. Como exemplos temos “Clique aqui”, “Baixe agora”, “teste gratuito” entre outros. 

Para criar a chamada para ação pense “onde você quer que o usuário clique?”, “que atitude você espera que ele tome?”. 

Banners 

Os banners podem ser utilizados nos cabeçalhos do seu site, onde quando clicado em cima direcione para a página do produto ou serviço que você deseja. Para que essa ação seja tomada é importante ter elementos chamativos e também uma boa chamada para ação. 

Vendas

Nesta terceira parte do Inbound Marketing é onde você vai para as estratégias para fazer com que o usuário feche a venda. 

E-mails

Através do e-mail marketing  você pode ter uma segmentação de público, podendo realizar ofertas de acordo com o estágio do funil de vendas em que ela se encontra. Nele você pode mostrar os benefícios de um serviço, divulgar conteúdo do blog, Youtube entre outros. Importante sempre inserir um botão com Call To Action que redireciona ao site ou canal. 

CRM

Esta é uma sigla para Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente). 

Ou seja, é algo totalmente centrado na experiência do cliente. Através de Plataformas de CRM como a do RD Station é possível gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local. 

Inbound sales 

Neste método de vendas é focado nas dores dos leads gerados através das estratégias de Inbound Marketing, realizando isso de maneira individual, fazendo acompanhamento. O foco é em atrair pessoas interessadas e construir um relacionamento duradouro com elas. 

Fidelização 

Após vender, a meta é criar uma relação forte com o cliente para que assim se torne fiel a sua empresa. 

Depoimentos 

Os depoimentos de clientes são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Eles fornecem evidências tangíveis da qualidade de seus produtos ou serviços e ajudam a construir confiança e credibilidade com seus clientes em potencial.

Pesquisas

Lembrando que estamos na era do cliente. Assim, as pesquisas de satisfação do cliente são uma ferramenta essencial para entender as necessidades e expectativas do seu público-alvo. Ao coletar feedback dos clientes, você pode identificar áreas onde sua empresa está se destacando e onde precisa melhorar. Isso ajuda a criar um plano de ação para aprimorar a experiência do cliente, aumentar a retenção e fidelidade do cliente, além de atrair novos clientes por meio do boca-a-boca positivo. 

Conteúdos e monitoramento 

No Inbound Marketing, a criação de conteúdo e o monitoramento são fundamentais para a construção de um relacionamento duradouro e valioso com os clientes em potencial. O conteúdo de alta qualidade ajuda a estabelecer a sua marca como uma autoridade em seu setor e a criar confiança com o público-alvo. O monitoramento ajuda a entender as preferências e necessidades do público-alvo, permitindo que você adapte sua estratégia de conteúdo para melhor atendê-los. 

Quer saber mais sobre como aplicar estratégias de Inbound Marketing na sua empresa para aumentar os resultados? Entre em contato com nosso time!