Mercado sazonal: Como trabalhar Inbound Marketing para aumentar as vendas

Mercado sazonal Como trabalhar Inbound Marketing para aumentar as vendas

Fala empresário de sucesso! Sua empresa faz parte do mercado sazonal e as vendas caem drasticamente quando não está na época? Com estratégias certas de Inbound Marketing esse problema pode ser resolvido. Você confere quais são no artigo a seguir! 

Como funciona a sazonalidade?

Mercados sazonais são aqueles que sofrem alta influência de acontecimentos, datas comemorativas, épocas do ano ou outros fatores que aumentam ou diminuem a procura de determinado produto ou serviço. 

Os principais nichos impactados são: Sorveterias, agência de viagens, hospedagem canina, transporte escolar entre outros. 

Como o Inbound Marketing pode ajudar? 

Um dos principais pontos do Inbound Marketing é a atração e conversão através de conteúdos estratégicos.  

Leia também: Inbound Marketing por que aplicá-lo na sua empresa

Construção de relacionamentos duradouros  

O Inbound Marketing permite que você construa relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes, independentemente da época do ano. Ao fornecer conteúdo útil, educativo e relevante ao longo do ano, você mantém sua marca na mente dos clientes em potencial, aumentando as chances deles lembrarem de você durante os períodos de alta demanda.

Geração de leads qualificados 

Com a estratégia de Inbound Marketing, você pode atrair leads qualificados, ou seja, pessoas que estão genuinamente interessadas no seu produto ou serviço. Por meio de conteúdo otimizado para os motores de busca (SEO), mídias sociais e blogs, você pode captar a atenção de um público-alvo relevante e direcioná-lo para o seu negócio.

Nutrição de leads 

Uma vez que você tenha capturado leads por meio do Inbound Marketing, é importante nutri-los com informações relevantes ao longo do ano. Por exemplo, você pode enviar newsletters, atualizações sazonais, dicas e insights relacionados ao seu mercado. Dessa forma, você mantém o interesse do público e se mantém presente até o momento em que eles estão prontos para fazer uma compra.

Personalização da experiência do cliente

O Inbound Marketing permite que você personalize a experiência do cliente, segmentando seu público-alvo e entregando conteúdo personalizado com base em suas necessidades e interesses. Isso ajuda a criar uma conexão mais forte com os clientes em potencial, aumentando a probabilidade de eles escolherem sua marca quando chegar a época certa.

Com ferramentas como o RD Station você pode fazer a segmentação correta de conteúdos para cada etapa do funil através do e-mail marketing. 

Gestão de mídias 

As redes sociais desempenham um papel importante no Inbound Marketing, permitindo que você interaja com seu público-alvo, compartilhe conteúdo relevante e promova sua marca. Para isso, é importante que tenha uma constância na publicação de conteúdos. Você pode ao longo do ano todo mostrar diferentes formas de como seu produto ou serviço podem ser utilizados. 

Quer saber mais como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a aumentar as vendas mesmo com a sazonalidade? Entre em contato com nosso time