Fala empresário de sucesso, o seu site não aparece no Google com facilidade?
Se a resposta é sim, é importante averiguar o porquê disso estar acontecendo nas pesquisas do Google, pois por mais que seu produto seja a solução para o problema que o cliente têm se ele pesquisa e não acha você nunca vai ser encontrado.
E como resolver?
Neste artigo vamos falar sobre os principais motivos que fazem com que sua empresa não seja encontrada e qual a solução. Vamos lá?!
Porque meu site não aparece no Google?
1-É um site novo:
Se foi feito recentemente, pode ser que o Google ainda não reconheceu o site e por isso não foi indexado no buscador ainda. O recomendado é esperar algumas semanas e verificar novamente se o problema persiste.
2-Pode ter sido bloqueado:
Caso não seja um site novo e você desconfie que ele esteja bloqueado pode fazer uma conta no Google Search Console. É uma ferramenta gratuita dentro do Google que ajuda a monitorar como está o desempenho do seu site em pesquisas.
Porque meu site não aparece entre os primeiros resultados?
Se o site aparece nas pesquisas do Google, mas não entre os primeiros pode ser por algum desses motivos:
1-Problemas na programação do site:
Ao entrar em uma página que não carrega facilmente, mesmo estando tudo certo com a internet, isso pode fazer com que o usuário desista e vá procurar outro que carrega rapidamente como ele espera.
Outro problema é não funcionar bem, se tornando ilegível em celular ou tablet, pois muitas vezes as pesquisas são feitas por esse meio.
Tudo isso conta para que o Google entregue o site. Então atente-se a como está a programação do seu site, pode ser que esteja tendo problemas com o servidor.
2-Não é uma URL amigável:
Se a URL, que está no link de acesso ao seu site tiver muitos números ou letras, que não tem nenhuma relação com o conteúdo, as pessoas não irão clicar sobre, por isso o Google dificilmente irá realizar a entrega do link nas buscas, tente deixar o URL o mais amigável possível.
3-Palavras-chaves mal usadas:
A palavra-chave tem relação com o conteúdo principal a qual alguém que procura pelo seu serviço irá buscar no Google, por isso é importante que essa palavra-chave seja bastante usada ao longo do conteúdo do site. Isso irá facilitar para que o Google entenda que esse é o conteúdo que aquela pessoa buscou e leve o link para o topo. Ferramentas como Google Trends, Google Keyword Planner e SemRush ajudam a encontrar as melhores palavras-chave.
4-O conteúdo não é de qualidade:
O Google também leva em consideração a qualidade do conteúdo para indexar o link na página principal de pesquisa, por isso é importante que o conteúdo seja bem estruturado de relevância para quem está procurando, como por exemplo um passo a passo de como utilizar o produto ou uma lista com motivos para ter seu produto.
Como fazer para que meu site apareça mais no Google?
Primeiramente analisar quais dos problemas acima podem estar impedindo que seu site não esteja aparecendo nas buscas do Google, para saber qual a melhor estratégia para que o site da sua empresa seja impulsionado nas buscas.
Realizando algumas ações recorrentemente seu site será achado facilmente pelo seu público-alvo.
Saiba o que deve ser feito para que sua empresa tenha sempre um posicionamento nas pesquisas do Google e assim os clientes venham até você.
1-Aplique o SEO no seu site:
O Searching Engine Optimization, que em tradução é Otimização dos Motores de Busca, são técnicas usadas como o próprio nome diz para otimizar as buscas de um site para que tenham maior alcance.
Entre as técnicas estão uso de palavras-chaves no texto, no título, na URL, no título, nos subtítulos, na descrição etc. Assim também como utilização de links internos e externos.
Plataformas como o WordPress já possuem nas configurações plugins que auxiliam na configuração do SEO indicando onde precisa ser ajustado para que o site apareça em uma posição melhor nas buscas do Google para facilitar o trabalho.
2-Siga as Diretrizes de Qualidade do Google:
O Google possui regras dentro das Diretrizes de Qualidade que devem ser seguidas para que o seu site não seja afetado por um algoritmo, spam ou receba punição.
Fazendo tudo que o Google indica e evitando o que é considerado prática ilegal o seu site terá um melhor desempenho no posicionamento do Google.
3-Crie conteúdos bem estruturados:
Se você quer vender um produto é essencial que apresente todos os benefícios dele e como pode resolver a dor que seu cliente possa ter, também no conteúdo. É importante que seja construído de forma coesa para que o usuário entenda corretamente a mensagem que você quer passar.
Pois não adianta nada apenas jogar palavras chaves de qualquer jeito ao longo do conteúdo, o conteúdo bem construído também conta para que o Google melhore a posição do site nas buscas.
Espero que essas dicas ajudem você a ter o site da sua empresa em um melhor posicionamento nas buscas do Google.
Confira mais conteúdos para ajudar você a melhorar o desempenho da sua empresa na internet e atrair mais clientes: Passo a passo para gerar leads qualificados no Google.