Quando falamos em estratégias de Marketing Digital, a geração de leads é uma das mais importantes. Afinal, os leads são potenciais consumidores que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço e provavelmente querem saber ainda mais, representando uma grande oportunidade de negócio. Neste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia essencial do universo de marketing e vendas e qual a melhor estratégia para atrair leads no Facebook Ads.
O que são Leads?
Os leads nada mais são do que contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone) em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa. A partir desse contato, você pode iniciar um relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que a compra seja realizada.
Qual a melhor estratégia para atrair leads no Facebook Ads?
A melhor estratégia para atrair leads qualificados é investir em campanhas pagas nas redes sociais. Uma boa opção é o Facebook Ads que criou anúncios para facilitar a geração de leads: o Facebook Leads Ads. Por meio dessa ferramenta você poderá captar leads sem que o usuário precise deixar a rede social. Isso é uma vantagem porque oferece uma boa experiência para o usuário e aumenta a taxa de conversão. Resultado? Uma base de leads mais robusta.
Você pode criar uma campanha de Facebook Leads Ads para dispositivos mobile ou para PC, o que amplia suas possibilidades e chances de captar os contatos ideais.
Assim como outras campanhas de Facebook Ads, você também deverá segmentar o perfil do público que deseja atingir. Você pode fazer uma campanha de geração de Leads que leve o usuário para uma página externa, como uma landing page, por exemplo. Mas, lembre-se! Caso essa campanha vise atingir usuários mobile, talvez seja mais interessante mantê-los dentro do Facebook do que correr o risco de oferecer uma página que demora a carregar ou que não é responsiva.
Para usar essa funcionalidade do Facebook, siga os passos:
- Acesse a plataforma de anúncios do Facebook;
- Clique em “Campanha”;
- Selecione o objetivo “Geração de Cadastros”;
- Configure o conjunto de anúncios para Leads e/ou Clique no link;
- Crie o formulário (existem algumas opções pré-definidas ou você pode montar um do zero).
- Também é possível optar por um segmento de público de remarketing ou “look a like”.
Faça a integração do seu CRM:
Se o objetivo é facilitar a utilização das informações para o seu funil de vendas é interessante que esses dados possam ser integrados ao seu sistema de CRM (Customer Relationship Management).
Os criadores do Facebook Lead Ads também pensam da mesma forma e por isso ele permite que você trabalhe as informações geradas por ele em diversos sistemas disponíveis no mercado.
Além disso, também é possível fazer o download da lista de leads por meio de um arquivo no formato .CSV. Se você ainda não trabalha com um sistema CRM, aproveite a oportunidade para analisar os inúmeros benefícios que eles trazem na hora de qualificar e converter leads em clientes, além de permitir ações que os fidelizem.
Realize testes – sempre!
E como a maioria esmagadora do que diz respeito ao marketing, principalmente no marketing digital, o teste é uma das melhores e mais poderosas formas de acompanhar a eficácia da sua campanha. Não há nada demais em testar e errar, desde que esse erro seja acompanhado, avaliado e corrigido. Lembre-se de que, para ter as respostas necessárias, às vezes é necessário investir em diferentes perguntas para descobrir quais as mais eficazes. A parte mais importante para que qualquer plano obtenha o esperado sucesso está em acompanhar e mensurar constantemente as ações.
Não perca tempo e aproveite para conhecer ainda mais a fundo o Facebook Ads, aprofunde ainda mais seu conhecimento! Não deixe de conferir também os outros artigos do nosso blog.
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