Saiba como anunciar no Google e ter resultado

Investir em um veículo de Marketing e não ter resultado não é uma opção aceitável , não é mesmo?

Para obter o resultado esperado, deve se dispor de tempo e conhecimento necessário da ferramenta a qual se está anunciando.

O Google Ads tem uma infinidade de funções para levar a sua campanha para o sucesso… porém não é só apenas abrir uma conta se se aventurar em uma campanha sem realmente entender o funcionamento dela. Uma boa campanha é aquela otimizada diariamente e que tem a base  da multiplicação das vendas.

Para que tenha o efeito esperado é preciso caprichar na criação da campanha dentro da plataforma. Aplicando as técnicas corretas é possível atingir os objetivos da ação, alavancar o volume de tráfego para o seu site e ainda evitar perda de dinheiro.

Mas afinal, em quanto tempo posso ver o resultados convertidos em multiplicação de vendas?

Todos acreditam que ele traz resultados imediatamente. Isso, porque de fato é muito rápido ativar o Google Ads usando um cartão de crédito para o pagamento do orçamento de campanha e em alguns minutos já é possível ter as primeiras visitas do site e, quem sabe, até as primeiras vendas.

Mas isso é apenas o processo de ativação. Mesmo com vendas nessa fase inicial, dentro dos primeiros 30 dias, a mecânica de otimização automatizada do Google Ads precisa de tempo.

O que seria então a Otimização Automatizada do Google Ads?

A  tanto tempo de vida e tantos engenheiros, patentes e PhDs no Google, o Google Ads conta com um processo automatizado para a otimização de campanhas com base na métrica escolhida, que geralmente podem ser:

  • Impressões;
  • Cliques;
  • Conversões;
  • CPA;
  • ROAS.

Porém, para a otimização entrar em cena e passar a priorizar os melhores momentos, canais e públicos, bem como escolher o melhor anúncio a ser exibido naquele momento, é necessário volume de dados e resultados na métrica escolhida. E isso leva tempo.

O intervalo mínimo que o Google Ads sempre direciona é de 15 dias, mas mesmo esse tempo é pequeno. Se você acompanhar o menu Oportunidades na ferramenta verá que são usadas várias vezes a referência de 7 dias, que é um período menor e ainda mais volátil.

As campanhas precisam de um tempo de maturação, pelo menos 30 dias para começar a avaliar os resultados com o Google Ads e, ainda assim, não em uma perspectiva de conversões, mas performance de entrega e comportamento.

Após analisar a entrega e comportamento desses primeiros 30 dias, você poderá aplicar otimizações iniciais que já vão eliminar das suas campanhas palavras, públicos, canais e os anúncios de menor efetividade.

Aí sim, com os melhores em mãos e contando com maior concentração de orçamento (pois os menos eficientes foram cortados), nos próximos 30 a 60 dias, sim, será possível avaliar a performance das campanhas planejadas.

Assim, um tempo aproximado para se analisar resultados efetivos com o Google Ads pode chegar a cerca de 90 dias, conforme seja o volume de conversões (vendas, orçamentos …) alcançado.

Outro detalhe para a otimização automatizada do Google Ads é que ele precisa de consistência nos resultados, que significa ter um mínimo de 30 conversões em 30 dias (ou 15 conversões em 15 dias), em regime constante: 1 / dia.

Se o orçamento disponível para campanhas e as condições gerais que o seu negócio tiver para que o usuário chegue a conversão não consiga alcançar essa performance, será importante avaliar resultados por um tempo maior.

Em contrapartida, se o Ads entregar dezenas de conversões por dia (ou mais), a otimização automatizada vai entrar em cena nos primeiros 60 dias e aí sua análise de resultados pode ficar bem mais crítica.

Saiba como a Triiboo Marketing Digital pode lhe auxiliar no desenvolvimento de sites, como aparecer no Google ou como anunciar no Facebook/ Instagram.