7 Gatilhos mentais para usar nos seus anúncios e converter mais

Você está navegando na Internet quando se depara com um anúncio ou frase que chamou sua atenção, e de repente, clica em um link que é direcionado para determinada página ou produto. Parabéns! Você acabou de cair em um gatilho mental! Gatilhos mentais de conversão são definidos por aguçarem os leitores a consumir produtos e serviços relacionados aos copy. Esses gatilhos são construídos com base em um conjunto de táticas que motivam o leitor a realizar determinada ação.

Em um espaço cada vez mais disputado como é o ambiente digital, trabalhar os gatilhos mentais em copys pode ajudar a melhorar a conversão de leitores em leads e até mesmo em clientes. E para dar uma forcinha no seu trabalho, apresentamos aqui 7 gatilhos mentais que quando utilizados em seus conteúdos podem até mesmo dobrar suas conversões.

7 gatilhos mentais para melhorar suas conversões

Chegou o grande momento deste artigo! Confira os 7 principais gatilhos mentais que vão ajudar você a converter muito mais leads através dos seus copys:

1. Novidade: Ao se deparar com algo novo, o cérebro humano entende que isso significa uma recompensa. De acordo com a ciência, quando nosso cérebro é exposto a uma novidade, ocorre um aumento de dopamina, que é responsável pela sensação do prazer.

No marketing digital podemos adotar esse gatilho mental ao informar sobre um lançamento ou mesmo a atualização de um novo produto ou serviço.

2. É grátis: Utilizar a palavra “grátis” e suas derivações como iscas digitais são sempre uma boa estratégia para aumentar as conversões!

3. Comprovação: Outro hábito comum do ser humano é buscar na experiência ou no discurso do outro a comprovação necessária para que ele possa tomar determinada decisão.

Utilizar gatilhos mentais que se baseiam em evidências é uma excelente opção para conquistar credibilidade ao seu produto ou serviço. Por isso, utilize depoimentos e cases que evidenciem a eficácia daquilo que você está oferecendo.

4. Escassez: Um dos gatilhos mentais mais adorados pelo mercado, a técnica de persuasão de escassez desperta nas pessoas a sensação de que tudo o que tem disponibilidade menor é mais valioso.

Os argumentos mais conhecidos de trabalhar a restrição são: “só hoje”, “últimas unidades”, “por tempo limitado”, entre outros.

5. Urgência: Semelhante ao gatilho mental da escassez, o senso de urgência está relacionado ao fator tempo, e indica que o produto ou serviço possui um tempo limitado para aquisição. Este tipo de gatilho gera um sentimento de impossibilidade no ser humano, o que acaba despertando a necessidade de conversão para não haver o sentimento de perda.

Um dos exemplos mais conhecidos de utilização do gatilho de urgência são os sites de compra coletiva, que costumam destacar o tempo de validade da promoção.

6. Reciprocidade: O gatilho de reciprocidade se tornou popular graças ao Inbound Marketing, no qual para receber um produto ou serviço, o leitor precisa fornecer os seus dados. No entanto, não basta apenas oferecer e pedir algo em troca, é preciso convencer o leitor de que sua oferta é realmente importante e que irá agregar algo a sua vida.

É aí que entra a importância de um copy bem feito, que vai estudar a persona, seus desafios e necessidades e transpor a solução em um texto convincente e claro.

7. Autoridade: Mostre ao seu público que você realmente entende sobre o que está oferecendo, escrevendo sobre o tema e contando também suas experiências. Outra alternativa é apresentar o depoimento de parceiros e clientes que podem comprovar a sua autoridade sobre o assunto tratado.

Esses são apenas alguns exemplos de gatilhos mentais que você pode explorar na construção de seus textos e na divulgação de seus produtos. No entanto, tenha em mente que melhor do que sacadas geniais, nada vende mais que a honestidade e a transparência. Por isso, tenha sempre um canal aberto para se comunicar com o seu público e fale abertamente sobre o que você realmente oferece e pode auxiliar!

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