No nosso artigo de 5 dicas para começar bem ao investir no Google Ads te mostramos algumas estratégias para sair arrancando nos seus primeiros anuncio. Dentro dessas estratégias falamos um pouco sobre a importância de escolher as palavras chaves, principalmente no tópico 1 “Tenha clareza sobre o que VOCÊ FAZ DE MELHOR”.
No tópico, conversamos sobre nichos de mercado e como isso interfere nas estratégias do Ads e, para exemplificar, utilizamos o case de uma metalúrgica.
Certo, mas como eu faço para alinhar minhas pesquisas de nicho de mercado com o meu anuncio no Google Ads para que as vendas de fato ocorram? Para isso, separamos para você neste artigo algumas artimanhas para acertar na escolha das palavras chaves da sua campanha. Vamos lá!
Tendência, a verdadeira pedra filosofal.
Você sabe o que é tendência?
A palavra se origina do latim, TENDENTIA, de TENDERE, cujo significado mais simples é “alongar”, ou então, “esticar”. Essas palavras não são apenas utilizadas para professores de Zumba e profissionais de educação física não. O sentido que a etimologia nos quer passar é: aquilo que tende a seguir com o tempo.
Pegou o gancho?
Eai? O que seu público está pesquisando?
Seguindo a lógica, a essência de um bom anúncio não está em acertar o design mais bonito, ou então utilizar de palavras complexas e textos longos. O segredo é: fale o idioma do seu público! O idioma, nesse caso, é aquilo que está na ponta da língua dele, e para isso é preciso se colocar no lugar dele.
Imagine a seguinte situação: você é um marceneiro e quer algumas ferramentas para atualizar a sua bancada de trabalho. Você tem um pouco de conhecimento de internet e sabe como comprar online, logo, vai pesquisar no Google e encontrar algumas lojas para comprar. O que você pesquisaria? Vamos a alguns exemplos:
1 – Ferramentas de marcenaria
2 – Comprar ferramentas para marcenaria
3 – Loja de ferramentas para marceneiro
Ótimo, conseguimos perceber vários termos de pesquisa, VAMOS USAR TODOS! Não não, acalme seu coração. Como você pode ter certeza de quais desses termos irão funcionar? Vamos conhecer algumas ferramentas:
1 – Verifique o potencial das palavras-chaves
O Google possui uma ferramenta gratuita que é maravilhosa para essa análise, o Google Trends. Nele, você pode pesquisar as palavras chaves selecionadas e, logo após, fazer uma análise do potencial delas.
A parte mais interessante é que a ferramenta conta com dispositivos de região e interesse, auxiliando você no filtro de palavras similares às escolhidas e em quais regiões as tendências melhor são acompanhadas.
2 – Planejador de palavras-chaves.
Na mesma família das ferramentas Google, temos também o Planejador de palavras chave. Nele, você consegue ter uma estimativa clara do fluxo de acesso nas palavras, bem como também há como prever, inclusive com margens de erro, o comportamento do usuário.
2 – Palavras chaves negativas
No nosso artigo Palavras Negativas no Google Ads: O que são, para que servem e como utilizar? contamos o que elas são e como elas podem influenciar MUITO no seu rankeamento no Google e, inclusive, aproveitamento do seu dinheiro.
De forma geral, são termos que surgem acompanhados da busca pelo seu produto e que, no final não agregam em nada na sua captação e fazem você perder dinheiro. Isso mesmo, perder dinheiro de fato. Para ter um aprofundamento sobre o tema, recomendamos ler o artigo que se encontra aqui.
3 – Não se esqueça do Teste A/B
Também no artigo aqui do blog de 5 dicas para começar bem ao investir no Google Ads conversamos um pouco sobre essa belezinha. O Teste A/B tem um poder incrível quando o assunto é acertar a melhor combinação no anúncio. Isso mesmo, a melhor versão do seu anúncio talvez seja um Transformer.
O teste é simples: gere alguns testes, estude os melhores elementos em cada um deles (texto, imagem, chamada, título…) e, no final, monte um com as melhores características de cada um. Isso te permite, ao final da estratégia, colocar uma verba maior sabendo que a probabilidade de funcionar é muito mais elevada.
Pensar com palavras-chave te abre um leque muito maior de possibilidades e, principalmente, de oportunidades de venda. Pense só, dá pra vender o mesmo produto para públicos diferentes, apenas pela forma como você os aborda!
Anúncio sem as palavras-chave bem selecionadas, de fato não é um anúncio bem estruturado. Com a clareza dessas dicas, junto de profissionais qualificados e experts no assunto, vender na internet fica ainda mais fácil e assertivo. Não abra mão de anúncios online, faça-os com maestria!
Autor: Matheus Tavares Jacques