Palavras Negativas no Google Ads: O que são, para que servem e como utilizar?

Você você já se deparou com o termo Palavras Negativas no Google Ads? Pois é, com alguns simples ajustes nas suas estratégias de campanha, esse termo pode te auxiliar e muito na assertividade da seleção do seu público.

Esse artigo promete interpretar mais facilmente esse termo e, além disso, te ensinar a como utilizá-las da melhor maneira, impulsionando ainda mais seus anúncios. Confira!

O que significa o termo?

Antes de iniciarmos o aprendizado de como utilizar, primeiro precisamos saber o que esse termo significa. Palavras Negativas, ou se preferir o termo em inglês negative keywords, nada mais são do que termos que surgem acompanhados da busca pelo seu produto e que, no final não agregam em nada na sua captação e fazem você perder dinheiro.

Como assim perder dinheiro!? Acalme seus nervos jovem Padawan, vamos à um exemplo prático para você entender um pouco melhor: 

Imagine que você vende um curso online para montagem de hambúrgueres artesanais. Porém seu curso não possui a disponibilidade de download dos artigos, ou seja, apenas possibilita a transmissão online.

Sabendo disso, simulamos que durante uma busca usuário procura o seguinte termo: “curso para montagem de hambúrgueres download”. Percebe-se que este usuário não faz parte do seu público já que, o que ele quer é fazer o download dos arquivos e não assisti-lo online.

Portanto, a palavra download neste caso significa uma palavra negativa para sua campanha, isso porque, mesmo com o contexto anterior da frase, ela gera um desperdício de tempo para o usuário fazendo uma busca que não lhe satisfaz e também para você, que não irá capturá-lo.

Nesse sentido, “perder dinheiro” significa utilizá-lo de maneira incorreta para é claro, o público incorreto. Isso é simplesmente Funil de Vendas! Se você quiser saber mais sobre, clique aqui!

Mas, agora que eu entendi o que são as Negative Keywords, como utilizá-la nas minhas propagandas de forma estratégica?

Com essa necessidade em mãos, escrevemos esse artigo para te ensinar 3 dicas para implementar essa estratégia de palavras negativas nos seus anúncios! Vamos lá!

1 – Observe o que o seu público está pesquisando para chegar até você.

Através da própria plataforma do Google Ads, utilize a ferramenta de relatórios para realizar uma busca minuciosa: o que seu público está procurando. Lá, você consegue encontrar os termos mais procurados por eles, assim como também já ter uma boa noção de qual é o interesse principal dele (guarde bem essa frase que vamos utilizar logo em seguida).

Vamos para o exemplo do curso online para montagem de hambúrgueres artesanais. Para tal, os resultados foram os seguintes:

Como fazer hambúrguer artesanal vídeo 

Receita hambúrguer artesanal 

Receita hambúrguer artesanal PDF

Hambúrguer receita download

Curso hambúrguer artesanal download

Com isso em mãos, agora fica fácil passarmos para o próximo passo, fundamental para implementação da nossa estratégia.

2 – Defina as palavras que não fazem parte do seu negócio

Observando o produto que temos para vender e as principais buscas que foram filtradas pelo relatório, é possível elencarmos aquilo que não faz parte do nosso meio.

Dentre elas, as seguintes considerações:

Como fazer hambúrguer artesanal vídeo 

Receita hambúrguer artesanal 

Receita hambúrguer artesanal PDF. – O curso não emite nenhum PDF.

Hambúrguer receita download. – O curso não disponibiliza download.

Curso hambúrguer artesanal download. – O curso não disponibiliza download.

Com as palavras PDF e Download selecionadas, agora podemos incluí-las nas palavras negativas! Para isso, siga a seguinte o seguinte passo dentro do Painel do seu Anúncio: Ferramentas e Configurações > Biblioteca Compartilhada > Lista de Palavras-chave Negativas.

Aqui, você conseguirá adicioná-las e pronto, seu público já está segregado!

3 – Crie estratégias para também atrair esse público que será excluído

A dúvida que fica é: como você pode fazer com que pessoas que queiram fazer download na realidade assistam os seus cursos online ou então, como transformar usuários de Topo e meio de funil em usuários finais?

Para o público que foi segregado você consegue capturá-lo de outras maneiras.

Crie conteúdo

Talvez a resposta não seja “o cliente não quer assistir seu curso”, ele pode não estar interessado AGORA. Para reverter essa situação, através de simples materiais, como por exemplo, conteúdos nas redes sociais ou até receitas, dicas e afins para download em PDF, você consegue gerar uma base de conhecimento para o usuário que futuramente poderá ser um consumidor do seu produto principal.

Além do usuário perceber que você tem muito zelo com seu produto, já que, também gera conteúdo de qualidade gratuito, sua marca estará circulando por diversos aparelhos através do seu e-book. Isso é primordial quando o assunto é ganhar reconhecimento de marca.

Crie estratégias de Funil de Vendas

Através dos resultados obtidos pela geração de conteúdo e, é claro, utilizando-se propriamente dela, construa estratégias para garantir o sucesso de conversão em cada etapa do funil de vendas. Assim, a probabilidade de vendas aumenta e o networking com a rede começará a fazer a engrenagem girar automaticamente.

Lembre-se, você precisa constantemente acompanhar os resultados dos seus anúncios, confira nosso artigo ensinando a calcular o ROI das suas campanhas.

Com as nossas recomendações agora você pode aperfeiçoar ainda mais suas estratégias nos anúncios do Google. Manter-se atualizado é um requisito importantíssimo para sempre estar na frente quando o assunto é propaganda. Além disso, não esqueça de conversar com profissionais da área para impulsionar seus anúncios como nunca!

Fique ligado nos artigos do blog para não perder nenhuma atualização e estar sempre recebendo conteúdo de qualidade que podem ser fundamentais para sua marca e para seus produtos!

Autor: Matheus Tavares Jacques