O que são leads qualificados?
Fala Empresário de sucesso, pronto para vender mais? Gerar uma quantidade significativa de “leads qualificados no Google” é uma dor em comum na maioria das empresas, então não se preocupe, não é apenas você que sofre com isso! De forma objetiva e prática, vamos explicar nesse conteúdo, o que você precisa fazer para gerar leads qualificados no Google, vamos lá?
Antes de mais nada, você mesmo precisa entender o que considera leads qualificados.
É o porte da empresa? É o faturamento? É a quantidade de funcionários? É ter um problema para resolver? É o nível de prioridade dele em comprar o seu produto ou serviço?
Enfim, existem inúmeras perguntas para se qualificar um lead, então o primeiro ponto é esse! Defina o que são leads qualificados para você, aqui abaixo tem algumas perguntas que costumamos usar em nossa estratégia de captação para pré-qualificar o lead.
Perguntas Estratégicas Para Qualificação dos Leads
Segmento da empresa? (aqui eu identifico se consigo atender o segmento dele, pois muitos não atendemos).
Já anuncia no Google? (aqui eu vejo o potencial de compra do lead, geralmente os que anunciam têm uma tendência maior a fechar negócio).
Quanto Investe? (aqui eu também vejo o potencial de compra do lead, geralmente os que investem acima de 1,5k têm uma tendência maior a fechar negócio).
Qual o site? (aqui eu consigo ver se o site dele está preparado para receber os visitantes do Google, é uma forma de ver se o site dele tem algum problema que o impede de ter resultados).
Vamos entender qual o perfil de lead que o Google trás?
Para gerar Leads Qualificados entenda o seguinte: quando alguém pesquisa no Google pelo seu produto ou serviço, significa que já está procurando por ele, ou seja, esse possível “lead” já está disposto a tirar dinheiro do bolso para resolver seu problema ou atender alguma necessidade.
É o que chamamos de leads “fundo de funil”, que já estão no momento da compra. Podemos dizer que o principal benefício de trabalhar com os leads do Google, é que eles estão muito mais dispostos a conversar com você, do que um lead de prospecção ativa por exemplo.
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Como eu qualifico os meus leads dentro do Google?
Existem algumas formas de você fazer isso, vou passar aqui as principais dicas.
Página de alta conversão
Muitos conhecem ela por página de captura, landing page.. Enfim, existem alguns termos. Eu prefiro chamar de alta conversão, porque é o modelo de página que mais vi dar resultado em quantidade e qualidade de leads até hoje, e olha que já testamos muita coisa. Gaste muita energia na construção dessa página, pois 50% do seu resultado depende dela.
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Aqui, você precisa usar uma copy que fale sobre os problemas que o seu cliente encontra hoje, que são as dores dele, e como você pode resolvê-las. Trabalhando assim, você gera conexão e o cliente vê valor, entendendo que para ele faz sentido realizar o contato com a sua empresa. Caso seu produto ou serviço seja de ticket mais alto, recomendo deixar isso claro na página.. Usando alguns termos diretos, ex: Não é pra todo mundo, apenas para alto padrão, produtos de luxo… Dessa forma você já elimina os clientes sem potencial de compra na hora.
Então lembre-se, use e abuse de informações claras e objetivas para qualificar o seu cliente. Se não fizer isso, você vai perder tempo e dinheiro com leads desqualificados.
Modelo Página de alta conversão: https://alldaya.com.br/anuncios-google-ads/landing-page-trafego-pago/
Palavra-chave
Você pode gerar leads escolhendo as principais palavras chaves de acordo com o produto ou serviço que vende!
Vamos usar como exemplo uma gráfica: gráfica em são paulo, gráfica sp, sacola de delivery, banner. Perceba que todas as palavras remetem a serviços que a gráfica oferece, certo? Então é uma das maneiras mais efetivas de gerar leads qualificados.
Porém, você não segmentou seus anúncios e público por idade, região, sexo. Então “todo mundo” pode encontrar você, tome cuidado com isso, pois você pode receber leads que estão fora do seu perfil de qualificação.
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Segmentação Demográfica
Ainda usando a Gráfica como exemplo, vamos imaginar que o perfil de lead qualificado para Gráficas, sejam homens, de 25 a 55 anos, que moram na cidade de São Paulo.
Neste caso, você precisa configurar dentro do próprio Google essas informações + as palavras chaves certas, caso contrário vai gastar muito dinheiro e tempo da sua equipe comercial, com clientes que nunca irão comprar de você. Caso essas duas estratégias de segmentação não funcionem bem para você, existe uma próxima, tá logo aqui abaixo.
Segmentação por Renda e Formulário
Existem alguns casos que você precisa atrair clientes que possuem uma renda maior do que a média populacional.
Ex: Vamos imaginar que o seu perfil de cliente precisa ter uma renda superior a 10k por mês e o investimento mínimo em seu produto/serviço seja de 1k. Usando apenas palavras-chave e segmentação demográfica, dificilmente você vai conseguir chegar nesse perfil de lead, pois sua estratégia de segmentação ainda é ampla.
Neste caso é interessante você fazer o seguinte: Dentro do Google, use o que chamamos de segmentação A +, onde escolhemos entre 10 a 15% das pessoas que possuem uma renda superior à da média populacional, em determinada região. Além disso, use também as melhores palavras chaves, e faça com o que seu anúncio apareça em regiões mais “nobres”, regiões que são economicamente mais sucedidas.
Recomendo também que use um formulário no seu site, onde pode ter a seguinte pergunta: Quanto você pode investir? E ali você define algumas opções pro seu cliente escolher. Dessa forma, o cliente que preenche todos os requisitos necessários, chega quentinho e pronto para comprar, sua equipe comercial ficará muito feliz! Dessa forma você recebe menos leads, porém leads muito melhores e mais qualificados para a compra, eliminando curiosos e leads que não estão no perfil de compra.
Só um adendo, mesmo fazendo todos esses “filtros”, é super comum hora ou outra aparecer um cliente que não esteja preparado, pois a ferramenta não é 100% precisa.
Equipe comercial
Você não pode esquecer que o vendedor ou pré-vendedor também tem um papel essencial na qualificação dos clientes. Então treine, capacite, e tenha certeza que a sua equipe de vendas está preparada para atender essa demanda de leads qualificados vindo do Google, porque se não estiver, você joga dinheiro pelo ralo.
Tenho certeza que este conteúdo deixou tudo “mais claro” pra você. Agora, você pode continuar estudando Google Ads, estratégias para gerar leads qualificados e colocar em prática o que foi explicado aqui, ou caso te falte tempo e conhecimento, você pode nos contratar, caso faça sentido, é só clicar aqui e solicitar um contato com a nossa equipe de especialistas!